COBIT 4.1 Foundation

O Control Objectives for Information and related Technology (CobiT®) fornece boas práticas através de um modelo de domínios e processos e apresenta atividades em uma estrutura lógica e gerenciável. As boas práticas do CobiT representam o consenso de especialistas. Elas são fortemente focadas mais nos controles e menos na execução. Essas práticas irão ajudar a otimizar os investimentos em TI, assegurar a entrega dos serviços e prover métricas para julgar quando as coisas saem erradas. 

 

Idiomas disponíveis: Portugues, inglês, Frances, espanhol. 

Pré requisitos: Nenhum. 

Quantidade de Questões / Tempo de prova: 40 Questões em 60 minutos. 

Preço: U$ 150,00. 

Conteúdo da prova:

A prova do COBIT consiste em 40 questões sobre o framework principal e seus produtos de complementos, o COBIT conta com outros produtos que auxiliam na implantação e organização dos processos. Para passar no exame é preciso acertar 28 questões de 40, ou 70%. É preciso estudar a introdução e o sumário executivo para entender os conceitos e objetivos do framework. Os processos principais a serem estudados são o PO10 e DS02, para o restante dos processos é necessário saber apenas o objetivo e definição dos mesmos.

A prova cobre os seguintes tópicos:

Respondendo os desafios de TI – 15%

Estrutura do COBIT – 30%

O que o COBIT provê – 30%

Aplicando o COBIT – 10%

Produtos do COBIT e suporte da ISACA – 15% 

Impressões pessoais sobre a prova:

A prova do COBIT consiste em 40 questões de dificuldade mediana e deve ser resolvida em 60 minutos, tempo mais que suficiente para resolver e revisar todas as questões. Realizei a prova online após 2 meses de estudo a partir do framework em português que está disponível no próprio site da ISACA. Estudei principalmente o sumário executivo e os processos PO10 e DS02, sobre esses processos podem ser perguntadas questões sobre objetivos de controle ou níveis de maturidade, e realizei simulados disponíveis na internet. 

Achei a prova bem tranqüila de ser feita e acredito que dois meses é um tempo de estudo bom para se preparar para a prova e entender realmente como utilizar o framework, a ISACA não cobra que você decore todos os processos e controles mas sim que você entenda como navegar pelo livro e o conceito de cada ferramenta do COBIT.

Deixe um comentário